07 setembro, 2009

Arrumar tempo para os estudos exige somente força de vontade

JB Carreiras, JB Online


REDAção - Estive conversando com alguns candidatos que vão prestar o concúrso Público para oficial de justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo e a maioria comentou que estão com dificuldade para estudar. Eles alegam que não estão encontrando tempo para se dedicar à preparação. Preocupados com a concorrência, alguns me perguntaram quantas horas diárias de estudo são necessárias para que se tenham chances de ser bem sucedido nos concursos.
O tempo que se deve dedicar aos estudos vai variar muito, dependendo de cada pessoa ou do cargo escolhido. Acredito que um candidato que gasta de três a cinco horas diárias na preparação, por um período de quatro a seis meses, tem boas possibilidades de obter sucesso em concursos que exigem o ensino médio, como oficial de promotoria, oficial de justiça, escrevente técnico judiciário ou técnico da Justiça Federal, por exemplo.

Muitos podem pensar em desistir afirmando que não dispôe desse tempo todo para estudar. Pois bem, vamos analisar um pouco como gastamos nosso tempo com algumas atividades durante a semana e depois o leitor pode concluir se tem ou não tempo para estudar para um concurso público.

Uma partida de futebol na TV tem duração de 90 minutos. Normalmente, assistimos a dois jogos por semana, totalizando três horas semanais dedicadas ao esporte, sem contar o intervalo. Quando alugamos um DVD para assistirmos a um filme, gastamos, no mí­nimo duas horas. Se assistirmos a dois filmes na semana, estaremos dedicando quatro horas. Programas de TV, como novelas, séries, discussões esportivas e telejornais consomem em torno de dez horas por semana do nosso tempo. Futebolzinho com os amigos, churrascos ou passeios em Shopping levam de cinco a sete horas do nosso tempo por semana.

Pode parecer exagero, mas apenas estes exemplos (e podemos listar muitos outros) consomem, no mínimo, 20 horas semanais de nosso tempo. Dividindo esse total pelos sete dias na semana, teremos em torno de três horas diárias, que é o máximo necessário para ser utilizado na dedicação aos estudos para concurso.

Certamente alguns podem pensar que isso é coisa de maluco, de um ser que "vegeta" e não se diverte. É importante entender que é apenas um sacrifício temporário que vale a pena. Depois de aprovado e empossado no cargo, você terá¡ todo o tempo do mundo para se dedicar ao lazer. No mundo competitivo dos concursos públicos, o candidato deve ter em mente que toda dedicação é pouco, no que se refere ao tempo empreendido na preparação. Gastar tempo nos estudos não é prejuízo, mas um investimento que traz muitos benefícios no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ AQUI SUA OPINIÃO, PARTICIPE.